Andei descobrindo um dos meus problemas na busca da "perfeição odontológica" - eu sou MUITO ansiosa. Assim sendo, ao inves de fazer a lição de casa e terminar os desenhos de todos os dentes posteriores, comecei a por a mão na
A oportunidade foi um caso que apareceu no consultório que estava no limiar entre a restauração direta e a indireta (laboratorial). Resolvi tentar fazer a técnica indireta no consultório, com resina composta, by myself - seguindo o passo a passo do livro TIPS do Ronaldo Hirata. Se não ficasse legal, enviaria pro laboratório e ponto-final.
Comecei errado, vazando o troquel em gesso pedra ao inves do gesso especial
Fiz o espaçamento aplicando uma camada de super bonder, delimitei a área a ser recoberta com lapis e isolei o restante do modelo/troquel.
Espaçamento
Delimitação
Super bonder e Isolamento
CAMADAS DE RESINA:
obs 1: eu não tinha as mesmas resinas recomendadas no livro, adaptei as cores de acordo com as que tinha disponível no consultório - costumo usar resinas da 3M
Segui com a 1a. camada de resina, correspondente à dentina - usei 3M - Z250 - cor UD
A seguir coloquei a primeira camada de esmalte (3M - Z350 - C2), e fiz a delimitação das cúspides (sulco principal)
Erro 2: como eu não fiz a lição de casa, fiquei analisando o livro e tentando reproduzir o desenho do sulco principal, centro de escultura, etc. Só depois de polimerizado eu percebi que o desenho correspondia ao 46 e eu estava fazendo um 36
Segui com a aplicação de corante no sulco principal (Tetric Color - Ultradent - Ocre), pois facilita muito na hora de esculpir as cuspides. Ainda não domino os corantes ao ponto de criar sensações oticas com eles, uso mais p delimitar as cuspides mesmo.
Neste momento também, fiz a parede distal, com auxilio de matriz parcial
A seguir comecei a última camada, seguindo a seguinte sequencia de cúspides MV - ML (e crista) - M - DL - DV (e crista).
Terminei, fazendo a polimerização, 1 minuto em cada face, e polimento usando discos soft-lex (3M) e escova de carbeto de silicio (ultradent).
Vejam a peça polida e a adaptação no modelo completo.
Ficou muito melhor do que eu imaginava para a primeira experiencia e resolvi utiliza-lo na paciente.
Próximo post: cimentação, ajuste oclusal e polimento final.
Moral do post: ainda falta muito para aprender e aprimorar... mas eu realmente amo isso. Fiquei feliz o dia todo! hahaha
obs 2: tenho experiencia nula em fotos odontológicas, e só tenho camera intra-oral, então... fiquei feliz com minhas fotos também! Viva o tripé!!
Bateria do notebook acabando!!
Bjos
Bye



















Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.