quinta-feira, 1 de março de 2012

Onlay Parte II - Cimentação

Continuando a historia do post anterior.

Após finalizar a peça, verificar que estava com otima adaptação no modelo, ponto de contato, etc., iniciei a cimentação.

Lembrando a peça finalizada....

CIMENTAÇÃO

Não vou entrar nos detalhes da técnica de cimentação, pois não é o foco atual, ok!?
No dente fiz os procedimentos classicos de adesão (ataque ácido, lavagem, adesivo, polimerização), na peça, fiz tratamento com ácido fluorídrico e aplicação de silano.

Inicial


Fiz a cimentação utilizando o cimento Relyx ARC - 3M - cor A1. E esse foi o aspecto logo após a cimentação




Seguindo as recomendações do livro (Tips - Ronaldo Hirata), não havia feito remoção dos excessos de resina na peça, antes da cimentação, fiz todo o polimento e remoção dos excessos pós ajuste oclusal.

Um dos grandes motivos de eu querer melhorar cada vez mais minhas restaurações de resina é acabar com aquela história de terminar uma restauração com uma escultura errada e ficar mais 30 minutos ajustando a oclusão e acabando com a escultura (rs). Utilizando a anatomia correta, teoricamente reduzimos bastante o ajuste oclusal e além disso deixamos os contatos no locais corretos mais indicados.
Um dia todas as minhas restaurações vão ter o tripodismo.... mais uma meta.

Desde que comecei a tomar mais atenção na anatomia (quando fiz o curso em fevereiro do ano passado), realmente consegui diminuir os ajustes e algumas vezes consegui terminar  com o contato em tripodismo que tanto quero!!!

Neste caso especificamente, como não havia feito a lição de casa o desenho anteriormente, não tinha em mente exatamente onde deveriam ser os pontos de contato. Então ja estava esperando aquela história de sempre... ajusta, ajusta, ajusta... acabou a escultura! Mas não foi o que aconteceu... teve poucos ajustes e o resultado final foi este....


A maioria dos pontos de contato estão próximos de onde deveriam estar (!), apesar de não ter todos os 8 (não consegui meu tripodismo os pontos centrais). O local onde mais precisei fazer desgaste foi exatamente onde é a área plana de desgaste... então gostei, por ser condizente!

Marquei na foto onde idealmente deveriam estar esses pontos e área de desgaste....



Para finalizar fiz todo o polimento (discos soft-lex 3M, pontas giffy (?) e escova de carbeto de silicio da ultradente).







Ponto de contato ótimo... tudo ótimo
Paciente feliz, e a dentista mais ainda!!

É isso!! Em breve novos posts!!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.